Restaurar a Terra, um passo na resiliência à seca e combate à desertificação

Preocupações de uma região

Concurso e exposição fotográfica

 

 

Participa até 3 de junho de 2024!

No próximo dia 5 de junho comemora-se o Dia Mundial do Ambiente, este ano alusivo ao tema Land restoration, desertification & drought resilience. Por outro lado, no dia 17 de junho assinala-se o Dia Mundial de Combate à Desertificação e à Seca. Com vista a despertar a opinião pública e as novas gerações para esta problemática, organiza-se um concurso de fotografia que pretende traduzir essas preocupações, a nível regional e global, envolvendo os jovens e a comunidade em geral. O concurso pretende aliar a arte da fotografia, às preocupações ambientais, sensibilizando a comunidade, alertando para os desafios atuais e contribuindo para possíveis soluções num território como o Alentejo, com uma vasta área suscetível à desertificação.

Participa na exposição fotográfica “Restaurar a Terra, um passo na resiliência à seca e combate à desertificação: Preocupações de uma região”, enviando até dia 3 de junho, uma fotografia relacionada com o tema do concurso. Todas as fotografias serão expostas na galeria online, onde será também gradualmente introduzida informação explicativa de alguns fenómenos relacionados com o tema. As melhores fotografias serão selecionadas pela votação do público e pela comissão organizadora, para integrar uma exposição fotográfica presencial na Universidade de Évora e no Instituto Politécnico de Beja.

 

Como participar:

  • Submissão de fotografia e informação complementar aqui
  • Cada participante poderá submeter até 2 fotos
  • Data limite para participação: 3 de junho de 2024

 

Calendarização:

03/06/2024 – Data-limite para o envio de fotografias (até 2 por participante)

05/06/2024 – Inauguração da Exposição Fotográfica online e abertura da votação à comunidade; as melhores fotografias serão selecionadas pela votação do público e pela comissão organizadora

11/06/2024 – Data-limite para votar as melhores fotografias

18/06/2024 , 14:30 – Inauguração da Exposição Fotográfica presencial, na Galeria do Edifício dos Serviços Comuns I, Instituto Politécnico de Beja, e atribuição dos certificados de participação e prémios aos participantes.

19/06/2024, 16:00 – Inauguração da Exposição Fotográfica presencial, na Biblioteca do CLAV, Universidade de Évora, com as fotografias selecionadas, e atribuição dos certificados de participação e prémios aos participantes.

 

Prémios:

Os três primeiros classificados terão oportunidade de acompanhar a jornada de um cientista ambiental por um dia, com a possibilidade de visitar as infraestruturas regionais (Plataforma hidro-meteorológica de Alqueva, Estação meteorológica histórica, Centro Experimental de Erosão de Solos de Vale Formoso).

Haverá ainda certificados e prémios de participação simbólicos para as fotografias selecionadas.

Organização e contactos:

  • Sofia Capelo, Departamento de Paisagem, Ambiente e Ordenamento (UÉ) – Responsável
  • Maria João Costa, Departamento de Física (UÉ)
  • Pedro Salgueiro, Departamento de Informática (UÉ)
  • Daniele Bortoli, Departamento de Física (UÉ)
  • Patrícia Palma, Departamento Tecnologias e Ciências Aplicadas (IPBeja)
  • Ana Pardal, Departamento Tecnologias Aplicadas (IPBeja)
  • Jorge Tavares, Departamento Tecnologias Aplicadas (IPBeja)
  • Alexandra Tomaz, Departamento de Biociências (IPBeja)

Integrado nas atividades do projeto SCIGLO – Noite Europeia dos Investigadores.

Com o apoio do Núcleo de Alunos de Ecologia e Ambiente.