Restaurar a Terra, um passo na resiliência à seca e combate à desertificação
Preocupações de uma região
No próximo dia 5 de junho comemora-se o Dia Mundial do Ambiente, este ano alusivo ao tema Land restoration, desertification & drought resilience. Por outro lado, no dia 17 de junho assinala-se o Dia Mundial de Combate à Desertificação e à Seca. Com vista a despertar a opinião pública e as novas gerações para esta problemática, organiza-se um concurso de fotografia que pretende traduzir essas preocupações, a nível regional e global, envolvendo os jovens e a comunidade em geral. O concurso pretende aliar a arte da fotografia, às preocupações ambientais, sensibilizando a comunidade, alertando para os desafios atuais e contribuindo para possíveis soluções num território como o Alentejo, com uma vasta área suscetível à desertificação.
Participa na exposição fotográfica “Restaurar a Terra, um passo na resiliência à seca e combate à desertificação: Preocupações de uma região”, enviando até dia 3 de junho, uma fotografia relacionada com o tema do concurso. Todas as fotografias serão expostas na galeria online, onde será também gradualmente introduzida informação explicativa de alguns fenómenos relacionados com o tema. As melhores fotografias serão selecionadas pela votação do público e pela comissão organizadora, para integrar uma exposição fotográfica presencial na Universidade de Évora e no Instituto Politécnico de Beja.
Como participar:
-
- Submissão de fotografia e informação complementar aqui
- Cada participante poderá submeter até 2 fotos
- Data limite para participação: 3 de junho de 2024
Calendarização:
03/06/2024 – Data-limite para o envio de fotografias (até 2 por participante)
05/06/2024 – Inauguração da Exposição Fotográfica online e abertura da votação à comunidade; as melhores fotografias serão selecionadas pela votação do público e pela comissão organizadora
11/06/2024 – Data-limite para votar as melhores fotografias
18/06/2024 , 14:30 – Inauguração da Exposição Fotográfica presencial, na Galeria do Edifício dos Serviços Comuns I, Instituto Politécnico de Beja, e atribuição dos certificados de participação e prémios aos participantes.
19/06/2024, 16:00 – Inauguração da Exposição Fotográfica presencial, na Biblioteca do CLAV, Universidade de Évora, com as fotografias selecionadas, e atribuição dos certificados de participação e prémios aos participantes.
Prémios:
Os três primeiros classificados terão oportunidade de acompanhar a jornada de um cientista ambiental por um dia, com a possibilidade de visitar as infraestruturas regionais (Plataforma hidro-meteorológica de Alqueva, Estação meteorológica histórica, Centro Experimental de Erosão de Solos de Vale Formoso).
Haverá ainda certificados e prémios de participação simbólicos para as fotografias selecionadas.
Organização e contactos:
-
- Sofia Capelo, Departamento de Paisagem, Ambiente e Ordenamento (UÉ) – Responsável
- Maria João Costa, Departamento de Física (UÉ)
- Pedro Salgueiro, Departamento de Informática (UÉ)
- Daniele Bortoli, Departamento de Física (UÉ)
- Patrícia Palma, Departamento Tecnologias e Ciências Aplicadas (IPBeja)
- Ana Pardal, Departamento Tecnologias Aplicadas (IPBeja)
- Jorge Tavares, Departamento Tecnologias Aplicadas (IPBeja)
- Alexandra Tomaz, Departamento de Biociências (IPBeja)
Integrado nas atividades do projeto SCIGLO – Noite Europeia dos Investigadores.
Com o apoio do Núcleo de Alunos de Ecologia e Ambiente.





